Portas de Entrada

No âmbito de parceria entre cada um dos municípios e o Parque Natural e Regional do Vale do Tua, estes são dotados de um equipamento que funciona como Porta de Entrada do Vale do Tua, adequado à sua realidade local.
A Porta de Entrada do Vale do Tua de Carrazeda de Ansiães, localizada em Foz Tua, num edifício recuperado na estação ferroviária, trata-se de um espaço interativo de desenvolvimento e aquisição de conhecimento, bem como de promoção do Vale do Tua e do concelho em que se insere. Funciona como um ponto de partida para os visitantes se familiarizarem com o território, com especial enfoque na preservação e valorização ambiental, paralelamente com a divulgação da herança cultural e patrimonial do concelho de Carrazeda de Ansiães.

Take a Look-GUIA Carrazeda de Ansiães

Município de Carrazeda de Ansiães permite-lhe desfrutar das magníficas e diversificadas paisagens deste território, delimitado a sul pelo singular e icónico vale do rio Douro, a oeste pelas deslumbrantes encostas graníticas do vale do rio Tua, a par da imensidão do planalto a norte e a nordeste. O que marca esta circunscrição territorial e administrativa é, sem dúvida, a sua grande diversidade paisagística composta por deslumbrantes paisagens que o território oferece.

Os granitos são preponderantes e deram fama ao concelho, os rios e ribeiras precipitam-se nos abismos, as aldeias situam-se nas pequenas plataformas abrigadas, o uso do solo é diverso, o clima e o relevo, a altitude e a vegetação existentes permitem identificar as nuances tipificadas de Terra Fria e Terra Quente.

O castelo de Ansiães situa-se no alto de uma colina, próximo de Lavandeira e nele se afirmou, na Idade Média, um centro urbano e reduto defensivo, fulcral na defesa transmontana e sentinela do rio Douro, dado o seu alinhamento com o castelo de Numão, seu vizinho do outro lado do rio. O seu apogeu e monumentalidade verifica-se nos séculos XIII e XIV, no período de forte instabilidade com Castela. A partir desse período, começa a debandada da população para os lugares mais baixos e mais funcionais e, em 1734, é transferida a Sede Municipal para Carrazeda, havendo ainda registo dos últimos residentes em 1758, pondo-se, a partir daí, termo a mais de 5000 anos de permanente ocupação humana. O castelo foi classificado como Monumento Nacional em 1910 e é um dos mais emblemáticos monumentos do interior norte de Portugal.

Morada
Portas do Tua – Foz Tua
Antigo Armazém Ferroviário
Avenida da Estação, nº 285
5140-133 – Castanheiro do Norte, Foz-Tua
Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães
e-mail: portasdotua@cmca.pt
Telf. 278 099 827

Coordenadas da Porta de Entrada do Vale do Tua – Carrazeda de Ansiães: 41.207089, -7.419514